ATUALIZAÇÃO: o parceiro comercial do empresário mineiro encontrado morto no Litoral Norte teve prisão preventiva decretada nesta segunda-feira (12). Leia a matéria completa.
Visto pela última vez com vida no dia 2 de junho, o empresário mineiro Samuel Eberth Melo, 41 anos, foi encontrado morto neste domingo (11). A informação foi confirmada a GZH por um amigo da vítima.
Questionado pela reportagem sobre as buscas pelo corpo, o chefe de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Sodré, confirmou que ele foi localizado. Conforme Sodré, uma coletiva de imprensa marcada para esta segunda-feira (12) trará respostas sobre as circunstâncias em torno do desaparecimento e morte de Samuel.
— É bem verdade que o pessoal já localizou (o corpo), e agora tem outros procedimentos que precisam de confirmação. Por isso estar em andamento hoje (domingo), organizamos a coletiva para amanhã (segunda), para dar todas informações completas sobre o caso, investigação e outros fatos envolvidos — afirmou.
GZH e RBS TV também apuraram que o corpo foi liberado pela Central Funerária de Porto Alegre às 15h15min deste domingo. As informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
O caso
Nos últimos nove dias, 70 agentes participaram das buscas no litoral norte do Rio Grande do Sul, região onde o sinal telefônico do celular de Melo foi detectado pela última vez.
De acordo com as primeiras descobertas da investigação feita pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DPHPP), Melo chegou ao Estado na quinta-feira (1º) e se hospedou em um hotel em Novo Hamburgo, que estaria reservado até domingo (4). No entanto, ele parou de responder mensagens de familiares por volta das 13h30min de sexta (2). Conforme a polícia, ele se deslocou em direção ao Litoral Norte, passando por Santo Antônio da Patrulha.
O empresário veio ao Rio Grande do Sul para resolver questões de trabalho e cobrar uma dívida. Ele teria negociado 44 carros com um parceiro comercial, mas como não recebeu o dinheiro, decidiu vir ao Estado e levar 11 deles de volta.
Segundo informações apuradas pela reportagem do RBS Notícias exibida na noite desta terça-feira (6) pela RBS TV, um suspeito do crime, que seria o parceiro comercial do empresário no Rio Grande do Sul, foi preso pela Polícia Civil. Ele trabalharia no ramo de venda de veículos e, em depoimento, teria dito que Samuel fez uma viagem curta e que não teve mais contato. A Polícia Civil, contudo, não confirma se houve prisão.
Antes de sumir, o mineiro chegou a mandar mensagem de áudio para a namorada, disse que estava desconfiado porque não estava achando os carros que tinha enviado ao Estado. A polícia também rastreou as contas bancárias de Melo, e constatou que não houve movimentação financeira nos últimos dias.