A Polícia Civil prendeu um homem suspeito pelo caso do empresário mineiro Samuel Eberth de Melo, 41 anos, que desapareceu no RS há quatro dias. Na semana passada, o empresário foi até Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, para resolver questões de trabalho e cobrar uma dívida e não foi mais visto. As informações foram apuradas pela reportagem do RBS Notícias exibida na noite desta terça-feira (6) pela RBS TV.
A investigação está sob sigilo e a polícia não informa detalhes da prisão, como data e cidade, para não atrapalhar as buscas. Conforme a reportagem, o suspeito trabalha no ramo de venda de veículos, mas a identidade dele não foi divulgada pela polícia.
As buscas com cães farejadores que vêm sendo realizadas estão concentradas na área rural de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, onde, segundo a reportagem, o empresário esteve pela última vez com o sócio dele no RS.
Segundo reportagem exibida no RBS Notícias, o suspeito disse à polícia que Samuel fez uma viagem curta e os dois não tiveram mais contato. O que preocupa os investigadores é a demora em ter alguma pista que leve à localização de Samuel.
— Conforme as horas vão passando se fortalece a tese que a vítima possa estar sem vida, possa ter sido assassinada, quanto mais as horas passam mais isso se fortalece, sempre existe a chance de encontrar com vida, não podemos afastar totalmente. Eu friso que nosso objetivo é encontrar a vítima e devolver aos familiares, depois é responsabilizar todos que estiverem envolvidos nisso — diz o delegado Mário Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Capital.
De acordo com a polícia, Samuel teria negociado 44 carros com o parceiro comercial, mas como não recebeu o dinheiro, decidiu levar 11 deles de volta. Os policiais também rastrearam as contas bancárias dele e constataram que não houve movimentação financeira nos últimos dias.
— É possível que a vítima tenha sofrido um golpe num ambiente de um comércio que ele já tinha. Ele tinha uma parceira comercial e é possível que ele tenha sofrido um golpe dentro dessa parceria — diz o delegado.
O delegado não descarta que possa haver envolvimento do crime organizado no desaparecimento, embora não seja o que parece, segundo Souza, e garante que haverá consequências aos responsáveis.
Entenda o caso
Samuel Eberth de Melo, 41 anos, está desaparecido no Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (2), quando viajou a trabalho para Novo Hamburgo. O empresário de Minas Gerais é revendedor de veículos e teria ido encontrar um parceiro comercial para viabilizar um negócio no município. Os automóveis eram enviados de Belo Horizonte ao RS para serem vendidos.
Melo chegou ao Estado na quinta-feira (1º). Por volta de 13h de sexta-feira, o empresário fez o último contato com a família. Ele enviou um áudio à namorada pelo WhatsApp em que explica que não havia encontrado os veículos que deveriam estar à venda na cidade.
De acordo com um amigo, Melo já havia vindo outras vezes ao RS para tratar de negócios e teria, inclusive, brincado que iria comprar um apartamento no Estado e que os conhecidos teriam que visitá-lo.
O pai, um irmão e um cunhado do empresário desaparecido estão no Rio Grande do Sul acompanhando as investigações. Melo tem três filhos.
Informações ou denúncias que possam ajudar na investigação podem ser repassadas às equipes, de forma anônima, pelo telefone 0800-642-0121.