Um suspeito de matar um menino de nove anos foi preso na segunda-feira (5) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A vítima, Fernando dos Santos Lopes, estava no banco traseiro do veículo do tio quando foi atingida por um tiro na cabeça. O crime aconteceu em outubro do ano passado, quando o carro em que ele estava com o tio ficou em meio a um tiroteio no bairro Santo Afonso.
Segundo a delegada Marcela Ehler, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Novo Hamburgo, um mandado de busca e apreensão pelo homicídio foi cumprido na casa do suspeito, no mesmo bairro onde aconteceu o crime. Ele acabou preso em flagrante porque o homem estava com mais de 10 quilos de drogas.
— A investigação sobre o homicídio está em andamento sob sigilo. Não posso fornecer mais informações sobre a motivação do crime — explica a delegada.
Durante o cumprimento de mandado de busca, foram apreendidos 10,3 quilos de maconha, 33 gramas de cocaína, dois celulares, além de roupas que teriam sido utilizadas pelo suspeito durante homicídios.
O pai da criança, o pedreiro Edison de Souza Lopes, recebeu a notícia com "um pouco de alegria"
— O Fernando era o filho mais novo e era a felicidade da família. Essa prisão dá um certo alívio porque ele (o suspeito) vai pagar pelo crime que cometeu — afirma.
O crime
O crime aconteceu no final da tarde de 16 de outubro, um domingo. Segundo a Polícia Civil, o Gol em que o menino estava na carona não era o alvo dos disparos dos criminosos.
Os tiros eram direcionados a um ocupante de um Peugeot na Rua Valparaíso, mas um dos disparos acabou acertando o veículo onde a vítima estava, atravessando o vidro e atingindo o garoto. Fernando foi levado ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde morreu na manhã seguinte. O tio de Fernando não ficou ferido, e um ocupante do Peugeot foi atingido no braço.
O veículo Prisma, de onde partiram os disparos, foi encontrado incendiado na Avenida Floresta, na Vila Palmeira, em Novo Hamburgo. Segundo a Brigada Militar, o carro havia sido roubado dias antes, em 8 de outubro.