Morreu na manhã desta segunda-feira (17) o menino de nove anos baleado na cabeça na tarde passada em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Fernando dos Santos Lopes estava no banco de trás de um Gol dirigido pelo tio quando foi atingido por um disparo.
Conforme a Polícia Civil, por volta das 17h30min de domingo (16), ocupantes de um Prisma atiravam contra um Peugeot na Rua Valparaiso, bairro Santo Afonso, quando o veículo em que estava a vítima ingressou na via. Segundo o delegado André Serrão, o Gol não era alvo dos tiros.
O tio levava a criança para a casa do pai dela, e a suspeita é de que uma bala perdida tenha acertado o vidro traseiro e a nuca do menino. Fernando foi encaminhado ao Hospital Geral de Novo Hamburgo e transferido posteriormente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde acabou morrendo às 11h.
O tio de Fernando não se feriu. Um ocupante do Peugeot foi atingido em um dos braços — o homem tem antecedentes por porte ilegal de arma e deve ser ouvido pela polícia.
O Prisma de onde partiram os disparos foi localizado queimado na Avenida Floresta, Vila Plameira, em Novo Hamburgo, e passará por perícia. De acordo com a Brigada Militar, o carro havia sido roubado no dia 8 de outubro.
Os ocupantes do Prisma não foram encontrados. A Delegacia de Homicídios da cidade investiga o caso.
A prefeitura de São Leopoldo, município onde o garoto frequentava o 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgard Coelho, emitiu nota na qual lamentou a morte do menino. Confira:
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
A Prefeitura de São Leopoldo, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, manifesta profundo pesar pelo trágico falecimento do estudante Fernando dos Santos Lopes, na manhã desta segunda-feira (17), aos 9 anos.
Nascido em 8 de novembro de 2012, em São Leopoldo, o menino estudava no 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgard Coelho, no bairro Santos Dumont. Fernando era descrito como uma criança alegre, cativante e amorosa com sua família.
A administração municipal presta condolências aos pais, ao irmão de Felipe, a seus colegas que choram por essa partida precoce, assim como a comunidade escolar da EMEF Edgard Coelho. A escola estará fechada nesta terça-feira, 18, para que colegas e comunidade escolar prestem homenagem ao aluno.