
Duas irmãs influenciadoras digitais, com milhões de seguidores nas redes sociais, foram assassinadas a tiros na noite de quinta-feira (1º), em Fortaleza, no Ceará.
Maria Beatriz dos Santos, 20 anos, e Bianca dos Santos, 15, estavam na orla da capital cearense, na região conhecida como Vila do Mar, quando foram atingidas durante um ataque criminoso.
Segundo a Polícia Civil, o atentado teria sido cometido por integrantes da facção Comando Vermelho (CV) e estaria ligado à disputa com um grupo rival. Bianca, que estava grávida de dois meses, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Beatriz morreu no local.
Outras cinco pessoas ficaram feridas na sequência de ataques. Entre os feridos, três permanecem em estado grave.
Quem eram Maria Beatriz e Bianca?
As irmãs tinham grande audiência em plataformas como Kwai e TikTok, onde somavam mais de 2 milhões de seguidores.
Seus conteúdos — vídeos curtos no formato de humor e mininovelas — retratavam o cotidiano na periferia de Fortaleza. Também divulgavam jogos de azar, como o popular "Jogo do Tigrinho".
Bianca tinha cerca de 1,4 milhão de seguidores no Kwai, enquanto Maria Beatriz acumulava perto de 900 mil.
Como aconteceu o crime
Na noite do crime, as jovens estavam acompanhadas de outras pessoas quando homens armados chegaram pelo mar, utilizando uma moto aquática e um barco, e dispararam contra o grupo. Após o ataque, os criminosos fugiram pelo mar antes da chegada da Polícia Militar.
A Perícia Forense recolheu evidências que devem ajudar a esclarecer o caso, segundo o g1. As investigações estão sob responsabilidade da 8ª Delegacia do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Fortaleza.
Ataques
A Polícia Civil do Ceará informou que o tiroteio que vitimou as irmãs teria sido uma retaliação no contexto de conflitos entre as facções CV e GDE.
Horas depois, um novo ataque foi registrado em um campo de futebol no mesmo bairro, deixando outras cinco pessoas feridas — três em estado grave.
Facções
Segundo a polícia, o atentado teria como alvo o influenciador Antônio Victor de Araújo Ferreira, conhecido como "Moskou", namorado de Bianca e suspeito de envolvimento com a facção Guardiões do Estado (GDE), rival do Comando Vermelho.
As autoridades informaram que ele utilizava suas redes sociais para promover o grupo criminoso e seria o verdadeiro alvo do ataque que vitimou as irmãs.
"Moskou" foi preso na sexta-feira (2), suspeito de envolvimento em um revide que ocorreu horas após a morte de Bianca e Beatriz, deixando mais cinco pessoas feridas em um campo de futebol.
Em sua rede social, ele negou qualquer participação nos confrontos. Ele também falou sobre a gravidez da namorada, Bianca.
— A gente ia ter um bebê. Meu amor tava gravidinha.
As apurações são de responsabilidade da 7ª Delegacia do DHPP, que já efetuou a prisão de dois suspeitos relacionados ao segundo tiroteio.

