A Justiça considerou culpado o homem acusado por matar o cão Costela, em Rio Grande, em janeiro do ano passado. Washington Álvaro Oliveira Quadros foi condenado a seis anos, três meses e 18 dias de prisão em regime semiaberto. A sentença foi proferida pelo juiz Roger Xavier Leal, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Grande.
O cão, da raça buldogue, foi morto em uma garagem coletiva no centro da cidade na noite de 15 de janeiro de 2022. A agressão foi captada por câmeras de segurança do estacionamento. As imagens mostram o homem atingido Costela com um pedaço de madeira. O cão costumava ficar no local e, de acordo com o dono do estabelecimento, era dócil e adestrado.
Washington chegou a ter a prisão preventiva decretada em 19 de maio do ano passado, mas foi posto em liberdade em 18 de agosto. Desde então, responde ao processo em liberdade.
Ele é servidor municipal. Por meio da assessoria, a prefeitura informou que uma sindicância sobre o caso está em fase final. O Executivo vai se manifestar apenas após a comunicação oficial da sentença por parte da Justiça.
A reportagem ainda busca contato com a defesa de Washington Quadros.