O município de Rio Grande, no sul do RS, lançou oficialmente o programa Virada da Paz na noite da última quarta-feira (3). A iniciativa tem como foco a redução dos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança para a população.
Em 2022, Rio Grande registrou 99 mortes violentas, um recorde do município e a maior marca entre as cidades do Interior no ano. O Virada da Paz foi desenvolvido pelo Instituto Cidade Segura, que desenvolve projetos semelhantes em Lajeado, Santa Cruz do Sul e Pelotas.
O programa é estruturado em dois eixos principais: aplicação da lei e prevenção da violência. O primeiro prevê a expansão de ações integradas entre as forças de segurança do município. O segundo terá como foco o desenvolvimento de mais de 20 projetos socioeducativos, entre novos e já existentes, com atenção em crianças e adolescentes em cada etapa da vida.
— Tivemos índices altíssimos de homicídios na condição de guerra de facções do tráfico de drogas, porque existem consumidores. Nosso objetivo é fechar essa porta de entrada. Que a gente possa ser mais ativo e presente estruturalmente nas famílias — explica Fábio Branco, prefeito de Rio Grande.
As estratégias do Virada da Paz foram definidas a partir dos resultados de uma pesquisa de vitimização, que visitou mil domicílios em Rio Grande no mês de janeiro e levantou dados sobre criminalidade no município. Entre os entrevistados, 64% consideraram o município violento e 20% já tiveram algum familiar assassinado.
O estudo também identificou bairros com maior incidência de crimes que serão priorizados nas ações da Virada da Paz: Vila da Quinta, Santa Rosa, Cidade Águeda, Castelo Branco, Profilurb, São Miguel e São João.
De acordo com Alberto Kopittke, diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, a metodologia aplicada em Rio Grande é baseada em experiências de cidades estrangeiras, como Boston e Chicago, nos Estados Unidos, e Medellín, na Colômbia.
A proposta também é semelhante ao Pacto Pela Paz, desenvolvido em Pelotas desde 2017. Conforme dados do instituto, o registro de mortes violentas na cidade caiu 82% desde o começo do programa.
A cerimônia de lançamento do Virada da Paz teve a participação de representantes das forças de segurança, do Executivo municipal, do Poder Judiciário e de organizações da sociedade civil no auditório do Cidec Sul da Universidade Federal do Rio Grande.