Um mergulhador profissional foi preso em uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quarta-feira, de combate ao tráfico internacional de drogas. Ele é suspeito de colocar entorpecentes nas caixas de mar de navios em portos brasileiros. A investigação começou no final de março, a partir de uma apreensão de 206 quilos de cocaína no casco de um navio no Porto do Rio Grande que tinha como destino o Porto de Setúbal, em Portugal.
A chamada Operação Diver cumpriu três mandados de busca e apreensão em Rio Grande, no sul do Estado, outros três mandados de busca e três de prisão preventiva em Vitória (ES), Penha (SC) e Maresias, Santos e Guarulhos - todas no Estado de São Paulo.
O mergulhador foi preso na capital paulista, quando embarcava em um voo para a África do Sul. Conforme a investigação da PF, ele tinha como função armazenar a droga nas caixas de mar de navios atracados em terminais portuários brasileiros e retirá-la do navio no destino, geralmente no Exterior. A caixa de mar é uma abertura no casco do navio para captação de água para o arrefecimento dos motores.