Uma mulher de 43 anos foi assassinada pelo namorado em São Borja, na Fronteira Oeste. O caso foi registrado por volta das 5h40min desta terça-feira (7), no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Jiane da Silva Vicente.
Ela foi morta em casa com um golpe de faca no pescoço. Segundo a Polícia Civil, o autor do feminicídio é Almir Rogério Alves Machado, de 39 anos. Ele já tinha antecedentes por violência doméstica e ameaça contra outra mulher. Machado está detido no Presídio Estadual de São Borja.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, Jiane registrou um boletim de ocorrência contra o namorado em dezembro do ano passado. Na ocasião, ela informou ter sido agredida por Machado. A vítima solicitou medidas protetivas, que foram concedidas pela Justiça. No entanto, em 22 de fevereiro, Jiane pediu a revogação das medidas protetivas e informou à polícia ter reatado o relacionamento. O pedido ainda não havia sido julgado, e as medidas protetivas estavam em vigor.
Conforme informações apuradas pela polícia, o suspeito teria ligado para familiares que moram no interior do município para tirá-lo do local do crime. No entanto, a irmã dele comunicou a Brigada Militar sobre o acontecido. Em depoimento, Machado afirmou que entrou em contato com familiares para que eles o levassem até a delegacia para se entregar.
O advogado Leandro Maurer, que defende Machado, afirma que aguarda a disponibilidade da ocorrência policial no sistema do Poder Judiciário para se manifestar.
Para comunicar casos de violência contra a mulher ligue para o telefone 180 do Governo Federal ou contate o Disque-Denúncia pelo 181. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul também tem um WhatsApp para atendimento. O número é (51) 98444-0606. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, inclusive on-line, pelo site do Ministério Público.