Uma organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (13). São cumpridas 57 ordens judiciais em Rio Grande e Pelotas, no sul do Estado, e em Santa Catarina. A quadrilha é suspeita de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Cerca de cem agentes participam da Operação Neutrum.
São cumpridos 22 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 33 de busca e apreensão. Também são executadas ordens judiciais de sequestro de 12 imóveis, 30 veículos de luxo e o bloqueio de 30 contas bancárias no valor de R$ 10 milhões. Além das cidades gaúchas, são cumpridos mandados nos municípios catarinenses de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Imbituba.
A investigação começou a partir da apreensão de 15 quilos de cocaína na cidade de Chuí, no sul do Estado, em junho de 2021. A droga teria origem na região metropolitana de Florianópolis com destino ao Uruguai. Segundo a PF, a organização criminosa mantinha uma estrutura logística para distribuição de cocaína, crack, maconha, ecstasy e MD de Santa Catarina para outros Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Uruguai. Os criminosos também produziam drogas sintéticas, como MDA e MDMA. Durante as investigações, foram apreendidos mais de cem quilos das substâncias.
Os criminosos também mantinham operações de lavagem de dinheiro, com patrimônio em nome de laranjas e utilização de empresas de fachada para esconder bens e valores obtidos com o tráfico.
A Operação Neutrum conta com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O nome da operação faz referência aos Campos Neutrais, região dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, onde ocorreu a apreensão que deu início à investigação.