Uma operação em Rio Grande, no sul do RS, apreendeu nesta sexta-feira (4) equipamentos que grupos criminosos utilizavam para se disfarçar de policiais ao praticar homicídios na cidade. Ao longo dos 31 mandados de busca e apreensão realizados pela Operação Fauda, foram encontrados materiais falsos, como uniformes e até um giroflex de viaturas policiais.
Conforme as investigações, os itens teriam sido usados em crimes como o da morte de um homem em uma borracharia na madrugada de 6 de janeiro. O lugar foi incendiado após o homicídio, e a principal suspeita é de que a área envolvia uma rede de comércio ilegal de soja, já que ficava muito próxima da área portuária da cidade. A vítima não tinha antecedentes criminais, e era apenas uma espécie de caseiro do local.
A reportagem de GZH teve acesso a um vídeo do momento da ação dos criminosos. As imagens mostram uma dupla armada que chega e rende a vítima. Ambos aparecem disfarçados de policiais. A dupla e outros dois envolvidos no crime foram presos na operação desta sexta.
O número elevado de homicídios como esse motivou a operação em Rio Grande. Somente nos últimos quatro meses, desde novembro, foram contabilizados 26 assassinatos, a maior parte deles relacionados ao tráfico, conforme a delegada regional da Polícia Civil, Ligia Furlanetto. Em comparação, foram registrados 23 homicídios em todo o restante do ano passado, de janeiro até novembro.