Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar cumpre, nesta sexta-feira (4), 39 mandados em Rio Grande, no sul do Estado, contra suspeitos de crimes de homicídio e relacionados ao tráfico de drogas. São oito ordens de prisão e 31 de busca e apreensão.
A ofensiva ocorre ao longo da manhã em diversos bairros da cidade — Getúlio Vargas, Navegantes, Cidade Nova, Castelo Branco, Mangueira, Santa Teresa — e tem como alvo membros de facções que se encontram em disputa no município.
São 137 policiais que participam da ação, denominada de Operação Fauda. O nome tem origem no hebraico, significa "caos" e é inspirado em uma série policial.
Um dos principais motivos para a operação está nos números elevados de homicídios da cidade. Somente entre o final de novembro de 2021 até agora, foram contabilizados 26 assassinatos em Rio Grande — a maioria relacionados ao tráfico, de acordo com a delegada regional da Polícia Civil, Ligia Furlanetto.
Segundo a delegada, a operação visa dar uma resposta direta às organizações criminosas e projeta controlar a violência na região.
— Isso é só o início de uma série de ações que visam restabelecer a normalidade entre as ocorrências relacionadas ao crime na cidade — afirma.