Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (3) no Bairro Primavera, em Esteio, prendeu cinco pessoas, entre mandantes e executores, envolvidas em uma tentativa de homicídio. O crime ocorreu em janeiro deste ano e a vítima sobreviveu a uma emboscada após levar quatro tiros.
Uma das pessoas detidas, uma mulher, teria planejado a execução do ex-companheiro com a ajuda do atual namorado, que é vizinho do antigo casal. Segundo a investigação da Delegacia de Polícia da cidade, o fato da vítima estar visitando periodicamente o filho na casa dos investigados — após a separação — estaria gerando um desconforto ao novo casal.
Com a motivação apurada e os suspeitos identificados, a titular da DP de Esteio, delegada Luciane Bertoletti, obteve 20 ordens judiciais, sendo cinco de prisão: do casal apontado como mandante, de um traficante que combinou a emboscada e ainda dos dois executores.
— A polícia conseguiu chegar primeiro nos executores por meio de identificação de fotos e, desta forma, descobrimos toda a trama criminosa — explica o diretor da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza.
A delegada Luciane ainda destaca que houve uma combinação entre o casal e traficantes da região para tentar executar a vítima. No entanto, o ex-companheiro da suspeita de ser mandante do crime sobreviveu a quatro disparos de arma de fogo. O antigo casal havia se separado no final do ano passado.
Para prender os suspeitos, foi montada uma operação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e foram reunidos cem policiais civis e militares. A ação contou com o apoio do 34º Batalhão da Brigada Militar (BM).