Cinco homens com idades de 21, 24, 25, 27 e 32 anos foram presos em Caxias do Sul, entre a tarde e o início da noite dessa terça-feira (1º) após um ataque em uma mecânica de Farroupilha, que resultou na morte a tiros de um homem identificado como Itamar Alves Nunes, 48. Outros dois homens foram feridos por disparos de arma de fogo e precisaram ser internados, sem gravidade, segundo a Polícia Civil. Este foi o 10º assassinato registrado no município em 2022.
Após cometerem o crime, os autores fugiram do local. A Brigada Militar encontrou o Fiesta utilizado na ação ainda em Farroupilha, e localizou o grupo suspeito, tripulando um Logan, por volta das 17h, na RS-122, em Caxias do Sul. Houve tentativa de fuga e perseguição por diferentes bairros do município. Por volta das 19h, todos os envolvidos haviam sido apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Caxias.
— Eles foram presos em flagrante, mas não pelo homicídio. Como a perseguição não começou ainda no local do crime, eles foram localizados depois, em outro veículo, entendo que a investigação e análise de imagens de câmeras de segurança poderão apontar as circunstâncias — afirmou a delegada plantonista, Maria Isabel Zerman Machado.
Segundo ela, o disparo que atingiu o pescoço e resultou na morte da vítima foi efetuado com uma espingarda calibre 12 e há informação de que o grupo também utilizou outras armas durante o ataque e portava um galão de líquido inflamável. Nenhuma arma foi apreendida com os suspeitos, mas eles acabaram presos em flagrante por crimes como receptação de veículo roubado, uma vez que um Logan utilizado na fuga estava em situação de roubo/furto; porte ilegal de munições, já que foram encontradas 131, de diferentes calibres; e tráfico de entorpecentes, por drogas e objetos como balança de precisão encontrados em residências onde alguns dos suspeitos se esconderam durante a perseguição policial.
Os cinco indivíduos presos possuem antecedentes criminais relacionados a roubo, posse ilegal de arma, furto e tráfico de entorpecentes. O delegado titular da Delegacia de Polícia de Farroupilha, Éderson Bilhan, que assumirá as investigações do caso, pretende avaliar celulares apreendidos e imagens para verificar se, de fato, há indícios de que os suspeitos estejam relacionados ao crime. A partir de então, ele poderá solicitar prisão preventiva ou temporária dos suspeitos, para que permaneçam à disposição da Justiça durante o andamento do inquérito. A vítima não possuía antecedentes criminais.
— Pelo local onde o crime ocorreu, há indicativo de que tenha relação com o tráfico, porém nada que eu possa afirmar antes das investigações. É possível, também, que o grupo esteja relacionado a outros crimes aqui da cidade e região, o "modus operandi" é muito parecido, mas ainda não é possível afirmar se um é decorrente do outro ou não — afirmou o delegado.
PRISÕES OCORRERAM EM DIFERENTES PONTOS DE CAXIAS
Segundo a Brigada Militar, após encontrar o Fiesta incendiado, os policiais do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM) seguiram as buscas com a informação de que o grupo estaria tripulando um Logan de cor bege. O veículo foi flagrado em patrulhamento dos agentes do Grupo Rodoviário da BM de Farroupilha, que ocorria no km 80 da RS-122, no bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul. Neste momento, um dos tripulantes desceu do carro e tentou fugir a pé, sendo capturado pelos policiais.
O veículo, com os demais tripulantes, continuou sendo perseguido, neste momento por agentes do 36º BPM. O Logan seguiu em direção ao bairro Pioneiro. Outros três passageiros tentaram fugir a pé e foram localizados em diligências de equipes do 4° Batalhão de Polícia de Choque (4BPChq) e por policiais do canil do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Um dos suspeitos foi localizado sobre o telhado de uma casa, na Rua Pedro Guzato.
O motorista do carro acabou sendo preso pelas equipes da Força Tática do 12ºBPM, no bairro São José, local onde o veículo foi apreendido. Um dos envolvidos que havia fugido a pé no bairro Pioneiro acabou sendo localizado mais tarde, pelo 4º BPChq, no bairro Centenário, em Caxias do Sul.
Com o assassinato dessa terça, em 60 dias, Farroupilha chegou a 10 mortes violentas neste ano, 77% dos registros de todo 2021, quando a cidade teve 13 homicídios.