Desde a última terça-feira (15), foram registradas pelo menos 10 ocorrências de troca de tiros em Porto Alegre. O resultado foram sete mortes.
Em sete dos casos a Polícia Civil diz que os confrontos ocorreram entre facções — nos outros três, houve a intervenção de policiais. Além dos óbitos, o balanço aponta 16 feridos e oito pessoas detidas, incluindo um adolescente que foi apreendido.
Segundo a polícia, a guerra do tráfico entre duas facções tem como motivação vingança entre um grupo e outro devido a homicídios. A disputa por território também está ligada aos casos de mortes ocorridos nos últimos dias, mas a causa mais recente é uma desavença envolvendo uma série de vinganças após um assassinato e outro, segundo o diretor da Divisão de Homicídios da Capital, delegado Eibert Neto.
Veja os registros desde a última semana:
Terça-feira (15) — Uma pessoa morta e seis feridas
Houve um tiroteio em frente a um bar no bairro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre, que deixou uma pessoa morta e outras seis feridas.
Quarta-feira (16) — Uma pessoa morta
Um homem foi morto a tiros no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre. Ele foi alvejado na Avenida Ernesto Neugebauer, por volta das 23h. Esse caso é o único que pode ter uma outra linha de investigação, mas segue sendo contabilizado até o momento como em decorrência da guerra do tráfico.
Quinta-feira (17) — Duas pessoas mortas em dois casos
Um adolescente de 16 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros na Vila Planetário, bairro Santana, em Porto Alegre, à noite. Dois homens foram baleados e encaminhados para hospital. Também ficaram feridos uma mulher e seu filho de três anos de idade, ambos hospitalizados. A vítima é um estudante que iniciaria estágio no Palácio da Polícia no dia seguinte e, segundo informações da comunidade, não tinha nenhum envolvimento com crimes.
Outro homicídio ocorreu por volta das 22h30min, na Rua Jataí, bairro Cristal, zona sul da Capital. Um homem morreu após um ataque a tiros.
Sexta-feira (18) — Uma pessoa morta
Houve um assassinato na Rua Fernando Machado, no Centro Histórico, por volta de 1h30min. Um homem foi morto a tiros por suspeitos que chegaram de carro ao local.
Sábado (19) — Uma pessoa morta e cinco detidas
Um suspeito foi morto e quatro foram presos, além de um adolescente apreendido, durante abordagem a suspeitos que revidaram com tiros uma ação policial na Rua Goiabeira, no bairro Cavalhada. Quatro armas foram apreendidas, inclusive um fuzil. A denúncia é de que um grupo estava no local onde uma pessoa havia sido baleada na noite anterior devido à disputa entre facções.
Na Rua Ursa Maior, no bairro Cristal, em outra ocorrência, um homem foi vítima de tentativa de homicídio e ficou ferido.
Domingo (20) — Uma pessoa ferida
Também na Rua Ursa Maior, houve um novo confronto com a BM e um suspeito ficou ferido.
Segunda-feira (21)— Uma pessoa morta, quatro feridas e três presas
Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em um tiroteio no bairro Santa Tereza. Houve a intervenção da Brigada Militar.