Três pessoas foram assassinadas entre a noite desta quinta-feira (17) e madrugada de sexta-feira (18) em Porto Alegre. Os crimes ocorreram em um intervalo de menos de quatro horas, nas zonas sul e central da Capital.
O primeiro homicídio ocorreu por volta de 22h, no beco da Rua 3, no bairro Santana. Ao menos três criminosos chegaram ao local de carro. Dois deles desceram do veículo e dispararam contra pessoas que estavam na rua. Um adolescente, de 16 anos, foi atingido e morreu no local. A identidade dele não foi divulgada em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Outros dois homens ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico. Eles não correm risco de morte. Uma mulher de 27 anos e o seu filho de três anos foram atingidos de raspão pelos disparos. Um cachorro também foi morto durante o ataque.
O segundo crime ocorreu por volta das 22h30min, na Rua Jataí, bairro Cristal, zona sul da Capital. Um homem morreu após um ataque a tiros. Não há informações sobre suspeitos ou identidade da vítima.
Já o terceiro, ocorreu na Rua Fernando Machado, Centro Histórico, por volta da 1h30min. Um homem foi morto a tiros por suspeitos que chegaram de carro ao local. A vítima estava acompanhada de uma mulher, quando dois indivíduos estacionaram o veículo em uma esquina. Um deles desceu e efetuou oito disparos contra o homem na região da cabeça e tórax.
Após os disparos, o autor dos disparos retornou ao veículo e fugiu em direção a Cidade Baixa. A perícia ainda trabalha na identificação da vítima. No momento do ataque, centenas de pessoas estavam no local por conta das festividades de St. Patrick's Day, celebrado no dia 17 de março.
O delegado Gabriel Casanova, plantonista da Delegacia de Homicídios nesta noite, avalia que os três homicídios, neste curto intervalo de tempo, retratam uma situação considerada "atípica" na Capital, que tem registrado queda nos indicadores deste tipo de crime.
— Não é uma situação normal, ainda mais em uma quinta-feira. O Departamento está atento, investigando todos os fatos. Todos os casos foram isolados, em locais diferentes. A princípio, pelo que já apuramos, os três teriam relação com relação o tráfico de drogas — relata o delegado.
Indicadores de criminalidade
Os indicadores de criminalidade do mês de fevereiro no Rio Grande do Sul indicam aumento em dois crimes graves: latrocínios, que são os roubos com morte, e feminicídios, assassinatos de mulheres em contexto de gênero. Por outro lado, os homicídios seguiram em queda no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do balanço mensal apresentado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O Estado encerrou fevereiro com redução de 15,3% nos assassinatos em relação ao mesmo mês de 2021, passando de 144 vítimas para 122, o menor total para o mês desde 2006. Em Porto Alegre, também houve redução de 21 para 13 vítimas de homicídio, retração de 38,1% e também o menor total na série mensal desde 2010.