Um adolescente de 16 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros no bairro Santana, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (17). Conforme a Brigada Militar (BM), a ação ocorreu por volta de 22h, no beco da Rua 3, localizado entre as ruas Jacinto Gomes e Santana.
Segundo o delegado Gabriel Casanova, plantonista da Delegacia de Homicídios, ao menos três criminosos chegaram ao local de carro. Dois deles desceram do veículo e dispararam contra pessoas que estavam na rua. Após uma correria diante da ação, o adolescente foi alcançado e morto a tiros. A identidade dele não é divulgada em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Outros dois homens ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico. Eles não correm risco de morte. Uma mulher de 27 anos e o seu filho de três anos foram atingidos de raspão pelos disparos. Um cachorro também foi morto durante o ataque.
— A gente não tem certeza se estavam atrás de um alvo específico ou se só chegaram atirando. Falamos com testemunhas e informaram que eles estavam parados, conversando. Nenhum deles tinha passagem criminal— explica o delegado.
Vizinhos relatam ter ouvido cerca de 20 tiros. Segundo a Polícia Civil, foram encontradas cápsulas de pistola .9mm e espingarda calíbre 12.
— Quando eu ouvi os tiros, saí correndo. Todo mundo ficou assustado. Isso é coisa de facção, mas sempre quem paga é a comunidade — disse uma moradora, que preferiu não se identificar.
A motivação do crime ainda é investigada, mas a suspeita é de que tenha envolvimento com o tráfico de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.