O advogado criminalista Sérgio Antônio Maidana de Freitas foi assassinado, aos 76 anos, em Rio Grande, no final da tarde de sexta-feira (11). Barbará, como era conhecido, teria sido agredido fisicamente e morto por um homem, após uma discussão entre os dois, na frente do escritório de outra colega de advocacia. O suspeito seria ex-cliente do advogado e ainda está foragido. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade da Zona Sul do Estado.
— A investigação está em andamento, mas o que se sabe por enquanto é que o crime teria sido motivado por descontentamento desse ex-cliente — afirma a delegada regional da Polícia Civil, Ligia Furlanetto.
O velório do corpo da vítima será realizado às 10h deste domingo (13), na Funerária Rio Grande, com a presença da cúpula seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), que divulgou uma nota de pesar neste sábado (12). Confira o conteúdo do texto, na íntegra, abaixo:
"A Ordem dos Advogados do Brasil - Rio Grande do Sul, conjuntamente com sua Subseção de Rio Grande, manifesta seu pesar e repúdio pelo assassinato do advogado Sérgio Antônio Maidana de Freitas, ocorrido no sábado (12). A OAB/RS se solidariza com os familiares e amigos da vítima, assim como com toda a advocacia gaúcha neste momento de luto. A Ordem gaúcha também requer providências às autoridades responsáveis para que as circunstâncias sejam esclarecidas e efetivada a devida punição aos responsáveis pelo ato criminoso. 'Toda ameaça, constrangimento ou ataque aos advogados e advogadas, soterra as bases da democracia e comprometem o Estado de Direito, devendo ser prontamente reprimidas pelas autoridades', afirmou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia. Desta forma, a Ordem gaúcha já oficiou às autoridades policiais, assim como ofereceu auxílio e acompanhará as investigações para que, com celeridade, o caso seja devidamente apurado e os autores deste crime bárbaro e inaceitável sejam punidos".