Um ataque criminoso deixou em choque os moradores de Araçatuba, no interior de São Paulo, no início da madrugada desta segunda-feira (30). Bandidos fortemente armados atacaram três agências bancárias e fizeram reféns na cidade, localizada a 521 quilômetros da capital paulista.
Segundo a Polícia Militar, ao menos três pessoas morreram — sendo, conforme o portal G1, dois moradores e um assaltante. Ainda não há informações sobre as circunstâncias em que ocorreram as mortes.
Em vídeos de câmeras de segurança e de moradores, que circularam nas redes sociais (veja abaixo), vítimas aparecem em uma espécie de "escudo humano" para a quadrilha. Algumas foram amarradas nos carros dos criminosos.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o jornalista Kaio Esteves, do SBT para o interior de São Paulo, relatou que tiros foram ouvidos na região por cerca de duas horas. A polícia informou que criminosos fecharam algumas entradas da cidade para evitar que equipes policiais chegassem ao local e que um caminhão foi incendiado.
— É uma noite de terror na cidade, que tem mais ou menos 200 mil habitantes. Vivemos isso há alguns anos, com o assalto a uma empresa de valores. Dessa vez voltou a acontecer, só que de uma maneira mais forte, assustadora. Pessoas em escudo humano, em cima de veículos, uma hora e quarenta de tiros, rajadas de metralhadoras e explosões. A madrugada desta segunda-feira está perigosa e bastante caótica aqui — relatou Esteves.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, afirmou em entrevista à TV Globo que comunicou o assalto ao governador João Doria durante a madrugada. De acordo com ele, o município recebeu reforço de segurança de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Os criminosos fugiram em um comboio de cerca de 10 carros. A polícia faz cerco pela região. Há suspeita de que os bandidos tenham deixado explosivos espalhados pela zona central da cidade. As autoridades orientam que os moradores não saiam de casa.