Uma operação das forças de segurança pública ocorre na manhã desta quarta-feira (23) no Vale do Sinos. A ação é da Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com apoio de guardas municipais e de trânsito de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha e Campo Bom. São mais de 400 agentes.
O objetivo é buscar foragidos, fiscalizar presos que tem o benefício de trabalho externo ou de ficar em casa, além de combater crimes em geral. O trabalho ocorrerá ao longo do dia todo. Até 11h, cinco foragidos foram recapturados em Campo Bom, três em São Leopoldo, dois em Novo Hamburgo e mais um em Estância Velha. Além disso, 22 apenados fiscalizados estavam nos locais indicados e 19 não foram encontrados.
São 200 brigadianos, 100 policiais civis e 20 agentes penitenciários, além dos guardas municipais e de trânsito das quatro cidades em que a operação está ocorrendo. O foco inicial é buscar por foragidos, mas também fiscalizar presos que usam tornozeleiras eletrônicas ou que estão em prisão domiciliar. Um aplicativo criado pela BM há pouco tempo e já com atualizações está sendo usado na região para estas verificações.
As polícias também têm como meta combater alguns tipos de crimes, que vão desde roubo a pedestre a roubo e receptação de veículos e peças de carros. Uma aeronave sobrevoa a região em que os policiais estão agindo. Estão ocorrendo diversas abordagens a pessoas e veículos nas quatro cidades, inclusive com barreiras.
Além da verificação de presos, os agentes estão conferindo pelo menos 30 mandados de prisão em aberto no Vale do Sinos e dos mais variados tipos de crimes. As ações são coordenadas pelo tenente-coronel Carlos Daniel Schultz Coelho, comandante da Brigada Militar na região, e pelo delegado Eduardo Hartz, diretor da 3ª Delegacia Regional Metropolitana.