A Brigada Militar (BM) evitou na manhã desta quinta-feira (26) que mais celulares e drogas fossem enviados para presos da Penitenciária Modulada de Charqueadas, na Região Carbonífera. Três detentos do regime semiaberto foram flagrados tentando colocar os materiais pelo esgoto do local. No momento da abordagem, eles fugiram para o interior de outra casa prisional que fica nas proximidades.
O comando da BM no município informou que o flagrante foi no início da manhã desta quinta-feira quando não tinha muito movimento no entorno da Modulada, um presídio de regime fechado. Na abordagem do lado externo do local, os três apenados estavam tentando colocar uma jiboia — uma corda artesanal feita com tecidos — de 40 metros de comprimento no esgoto da casa prisional.
Foi dado alerta pelos brigadianos e mais três tiros de arma não letal para o alto, mas os três criminosos fugiram para dentro do Instituto Penal de Charqueadas (IPCH), que fica nas proximidades da Modulada e é uma casa prisional de regime semiaberto.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) foi notificada para identificar os detentos. A Polícia Civil também foi acionada e câmeras de segurança estão sendo procuradas para auxiliar na identificação dos presos. Segundo a BM, na ponta da corda artesanal foram anexados pelo menos 25 celulares, drogas ainda não contabilizadas, relógios, correntes de ouro e cartões de crédito.