A Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) atualizou sua lista de atletas suspensos provisoriamente por resultados positivos em exames antidoping. E os dois últimos casos são do vôlei. O central Renan Levandoski, do Neurologia Ativa-GO, e o ponteiro Yago Dutra, do São José-SP, testaram positivo em confronto disputado pelas duas equipes no dia 28 de novembro. A partida foi válida pelo primeiro turno da Superliga masculina.
Segundo a ABCD, Renan teve constatadas as substâncias proibidas Estanozolol-1'N-glucuronídeo; Epiestanozolol-1'N-glucuronídeo; 3'-OH-estanozolol e 3'-OH-estanozolol-glucuronídeo em seu teste. A Agência Mundial Antidoping (Wada) classifica o estanozolol como um esteroide anabolizante sintético derivado da testosterona, potente estimulador da síntese de proteínas e é utilizado para ganho de massa muscular e/ou melhora de desempenho esportivo.
Já Yago Dutra testou para 19-norandrosterona, que também é um esteroide utilizado para aumento de força e potência muscular.
Os dois jogadores estão suspensos provisoriamente desde a última sexta-feira (20) e tem até o dia 27 de dezembro para apresentar suas defesas e solicitar exames de contraprova. Caso não se manifestem seguirão suspensos até a realização de seus respectivos julgamentos.