A Polícia Civil já sabe quem são os três criminosos mortos durante confronto com a força tática da Brigada Militar (BM), em Estrela, no Vale do Taquari, na madrugada de terça-feira (4). O primeiro identificado foi Maicol Pfeifenberg, 25 anos, por meio de depoimentos de vizinhos e familiares. Nesta quarta-feira (5) foram reconhecidos os outros dois. A polícia não divulga os nomes, mas GaúchaZH apurou que são Diego da Rosa, 22 anos, e Josete Carvalho de Siqueira Junior, 39 anos.
O tiroteio aconteceu após o policiamento receber informações de que uma quadrilha estava se organizando para atacar agência bancária em Serafina Corrêa. Os PMs realizaram patrulhas e identificaram um veículo com quatro suspeitos, na localidade de Linha São Jacó, em Estrela. Após perseguição, o quarteto se refugiou numa propriedade rural e se entrincheirou numa casa. Os policiais dizem que os criminosos dispararam e acabaram mortos na troca de tiros.
A BM também deteve cinco pessoas. Duas delas tiveram a prisão em flagrante homologada pela Justiça. Com os detidos e com os mortos foram encontrados dois carros, cinco armas, maconha e dinheiro. Os outros três acabaram liberados, apesar de serem suspeitos de tentar ajudar os criminosos da casa.
Pfeifenberg era o dono da residência onde o trio foi morto. Ele tem diversos antecedentes por assalto e foi preso a última vez em abril de 2018, junto a outras três pessoas, depois de praticar uma série de roubos nas proximidades do campus da Univates, em Lajeado. A quadrilha usava uma lanterna de choque (taser) para torturar as vítimas.
Os outros dois mortos têm antecedentes por receptação de veículo, roubo a comércio, roubo a residência, tráfico de drogas, ameaça e também homicídio. Rosa é natural de São Leopoldo, no Vale do Sinos, e Junior tinha o último endereço em Porto Alegre. A identificação dos assaltantes ocorreu por meio de depoimentos e de exame papiloscópico.
Um dos presos, Leandro Roger Cibel Ferraz, tem antecedentes por roubo a banco e admitiu planejamento para assalto em Serafina Corrêa. O outro preso é Jéferson Saldanha Flores, envolvido com tráfico e roubo. Ambos foram recolhidos no Presídio Regional de Lajeado.