Uma granada foi encontrada dentro de um apartamento no bairro Santana, em Porto Alegre, por volta das 11h desta quarta-feira (4). Uma moradora percebeu a presença do explosivo no seu apartamento, que fica no 4º andar de uma das torres do condomínio, e a Brigada Militar (BM) foi chamada.
O Batalhão Policial de Operações Especiais (BOPE) levou agentes especializados em remoção de explosivos de áreas de risco para avaliar a situação. Conforme o tenente-coronel Douglas Soares, comandante da unidade, os policiais perceberam que era uma granada de manejo, usada somente em treinamentos, sem pólvora e sem risco de explodir.
— Identificamos pela cor e pelas inscrições que têm nela. Normalmente, é um artefato utilizado pelas Forças Armadas para treinamento e lançamento — declarou o oficial.
A granada foi encontrada por uma moradora do edifício ao limpar o imóvel, na Avenida Princesa Isabel. Ela contou aos policiais que seu apartamento estava sendo alugado enquanto ela estava viajando, e que levou um susto ao perceber o artefato em casa.
De acordo com o comandante, mesmo sem possibilidade de detonar, a granada será levada para uma pedreira em Porto Alegre e explodida junto com outros artefatos recolhidos.