Promovido pela Associação do Ministério Público do RS em parceria com a ONG Brasil Sem Grades, o IV Fórum Mais Segurança, que tem como tema "Impunidade gera criminalidade", propõe a discussão sobre o pacote Anticrime, conjunto de projetos apresentado pelo ministro da Justiça Sergio Moro para combater a corrupção, crime organizado e crimes violentos.
A conferência contará com a presença de autoridades e especialistas na área criminal. A abertura será com o debate sobre pacote Anticrime do Ministério da Justiça e terá a participação da secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto.
O promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Rodrigo da Silva Brandalise, e o presidente da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, desembargador Leandro Paulsen, conduzirão o painel seguinte, denominado "A efetividade do direito penal na atualidade".
Por último, o promotor de Justiça do MP do Rio de Janeiro, Décio Alonso Gomes e o promotor de Justiça do MG, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, apresentarão "Aspectos penais e de execução criminal no projeto do Ministério da Justiça".
Segundo Martha Beltrame, presidente da Associação do MP do RS, é importante a participação dos cidadãos na discussão, pois o tema atinge a todos.
— A segurança é um assunto que afeta a forma de vida em sociedade, muda a maneira que as pessoas se comportam. Então, é uma questão que importa para todos nós, não apenas para os profissionais da área da segurança pública — explica Martha.
O IV Fórum Mais Segurança, é gratuito e aberto ao público, mas tem número limitado de inscrições, que podem ser feitas pelo do site da ONG Brasil Sem Grades. Para quem não conseguir se inscrever, haverá transmissão ao vivo pela página do Facebook da Associação do MP do RS.
- O que: IV Fórum Mais Segurança
- Quando: segunda-feira, 5 de agosto, das 8h30min às 17h
- Quanto: gratuito
- Onde: Auditório do Palácio do Ministério Público (praça Marechal Deodoro, 110, em Porto Alegre)