Uma operação é realizada na manhã desta sexta-feira (20) pela Polícia Federal (PF). A ofensiva mira um esquema de venda de sentenças na Justiça do Mato Grosso.
São cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um desembargador, investigado no caso. A informação é da TV Globo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, foi quem autorizou a ação.
Segundo a PF, a operação investiga organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e vazamento de informações sigilosas.
Entenda o caso
Em agosto, dois desembargadores foram afastados de seus cargos no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJ-MT) por suspeita de envolvimento em vendas de decisões judiciais.
As investigações começaram quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) descobriu que os desembargadores mantinham uma amizade com um advogado morto em dezembro do ano passado. Segundo apurado, eles recebiam vantagens financeiras para julgarem recursos de acordo com os interesses do advogado.
Em novembro, a Polícia Federal fez buscas na casa deles, durante a Operação Sisamnes, em Cuiabá.
Negociações ligadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais, também são investigadas.