Os nove acusados de envolvimento na morte do traficante Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) em 2015, somam 466 anos de penas de prisão por outros crimes, como latrocínio (roubo com morte), homicídio, tráfico de drogas, roubo e extorsão, entre outros. Na manhã desta segunda-feira (3), três deles começaram a ser julgados na 1ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre.
São julgados Rudinei Pereira da Silva, Rudinei Henrique de Abreu e Luciano Alves Pereira. Outros três acusados sentarão no banco dos réus no dia 4 de julho, e mais dois no dia 8 de agosto. O nono acusado morreu durante o processo que apura homicídio triplamente qualificado.
Segundo dados do próprio Tribunal de Justiça do Estado, a maioria das condenações dos réus é em regime fechado, mas há alguns que também têm penas no semiaberto (junto com penas no fechado por outros crimes). Eram nove acusados, mas Paulo Leonardo Paixão Moraes morreu em 2016. Atualmente, um dos réus está preso em Porto Velho (Rondônia), Ubirajara da Silva Barbosa. Já Érick Brum Paz está na Penitenciária Modulada de Osório e seis estão na Pasc: Silva, Abreu e Pereira, que estão sendo julgados, além de Paulo Márcio Duarte da Silva, o Maradona, Daniel Pereira Lopes e Fernando Gilberto de Oliveira Araújo. O julgamento foi transferido de Charqueadas para a Capital por questões de segurança e foi dividido em três partes devido ao grande número de envolvidos no processo.
O júri sobre homicídio triplamente qualificado iniciou pouco antes das 10h, com a presença dos três réus. Em entrevista para a imprensa, a defesa de Silva disse que ele confessou o crime, que teria sido cometido pelo fato de que Teréu ameaçava sua família. O primeiro interrogado foi Pereira, afirmando que não tinha contato com a vítima. As defesas dos demais acusados informaram que irão se pronunciar ao longo dos julgamentos.
Os réus
Julgamento em 3 de junho:
Rudinei Pereira da Silva - condenado a 33 anos de prisão por outros crimes
Rudinei Henrique de Abreu - já cumpriu 9 anos de pena
Luciano Alves Pereira - 61 anos de pena por outros crimes
Julgamento em 4 de julho:
Paulo Márcio Duarte da Silva, conhecido como Maradona - condenado a 97 anos de prisão por outros crimes.
Daniel Pereira Lopes - pena de 53 anos por outros crimes.
Érick Brum Paz - pena de 26 anos por outros crimes.
Julgamento em 8 de agosto:
Ubirajara da Silva Barbosa - condenado a mais de 52 anos de prisão por outros crimes.
Fernando Gilberto de Oliveira Araújo - condenado a mais de 15 anos de prisão por outros crimes.
Morto antes de julgamento:
Paulo Leonardo Paixão Moraes - morto em junho de 2016, tinha uma pena de pouco mais 114 anos de prisão.
Relembre o crime
Teréu era investigado por comandar o tráfico de drogas no Beco dos Cafunchos, na zona leste de Porto Alegre, e teve uma desavença em 2014 com o antigo aliado Alexandre Goulart Madeira, o Xandi. Madeira era apontado por comandar o tráfico no Condomínio Princesa Isabel, no bairro Santana e foi assassinado no início de 2015 em Tramandaí. O principal suspeito de ser o mandante era o ex-amigo Teréu. Quatro meses depois, Teréu foi morto no refeitório da Pasc por estrangulamento. O crime foi gravado pelas câmeras de segurança.