A Polícia Civil investiga se uma dívida teria motivado um assassinato, na madrugada do último sábado (30), em frente a um bar de Três Passos, no noroeste do Estado. Jeferson Cassiano Wilder, 22 anos, morreu após ser atingido por socos, pontapés e uma coronhada na cabeça na Avenida Santos Dumont, no centro da cidade.
Segundo o delegado Marion Volino, a investigação apurou que Wilder estava há poucos minutos no local quando foi chamado por um homem, logo depois da meia-noite. Os dois começaram a conversar e, em seguida, o homem iniciou as agressões.
— Até aquele momento, não tinha acontecido nada que chamasse a atenção, mas o autor do crime começou a dar socos e chutes. Foram pelo menos seis socos e, quando a vítima voltou a si, o homem deu mais um pontapé e uma coronhada. Ele estava armado, mas não atirou. Usou a pistola para intimidar quem estava ali perto e evitar que se aproximassem para ajudar o jovem — relata o delegado.
Uma testemunha disse informalmente à polícia que Wilder, que não tinha antecedentes criminais, estaria devendo pouco mais de R$ 200 para o autor do crime. Ela não soube informar a motivação, mas essa é uma das linhas investigadas pela polícia:
— Esta é uma das linhas (de investigação), mas precisamos mesmo confirmar se isso é verdade. Se isso for comprovado, o assassinato ocorreu por um motivo fútil. Mas que tinha alguma coisa entre os dois, tinha, porque ninguém agride ninguém de uma hora para outra — diz Volino.
Ainda na madrugada do crime, um suspeito foi identificado, mas não foi localizado. A polícia conseguiu identificar testemunhas por meio de câmeras de segurança e, nesta segunda-feira (1º), tenta ouvir mais pessoas para esclarecer o caso.
Morte em Igrejinha
Além do caso de Três Passos, outra briga em bar causou a morte de um jovem em Igrejinha, no Vale do Paranhana, no fim de semana. Alexandre Dreyer Fernandes, 21 anos, foi morto por volta das 4h de sábado (30).
Segundo o delegado Ivanir Caliari, ele e o autor do crime teriam tido uma discussão dentro de um bar no centro da cidade e, quando estavam deixando o local, já do lado de fora, o homem disparou pelo menos duas vezes contra Fernandes.
O jovem chegou a ser levado para atendimento médico, mas não resistiu e morreu. Ele não tinha antecedentes criminais. A polícia tenta identificar o responsável.
— Os indícios são de que uma discussão tenha motivado o crime. Estamos colhendo depoimentos que possam ajudar na investigação — disse o delegado.