A Justiça concedeu, no final da tarde deste sábado (30), mandado de prisão temporária contra o suspeito de ter matado a adolescente Maria Eduarda Zambom, de 15 anos, no município de Catuípe, na Região das Missões.
O motorista escolar, que não teve o nome divulgado, ficará custodiado no Hospital de Caridade de Ijuí, onde se encontra internado, até suas condições de saúde melhorarem e permitirem que seja encaminhado a um presídio. Ele foi detido na sexta-feira (29) com um ferimento no pescoço e permanece em estado grave. A Polícia Civil acredita que o suspeito pode ter tentado se matar após cometer o crime.
— Como a condição de saúde dele ainda é grave, ficará custodiado pela Susepe enquanto estiver no hospital — afirma o delegado Gustavo Arais, responsável pelo caso.
Maria Eduarda havia desaparecido na sexta-feira após sair de casa para ir à escola. Ela costumava usar o transporte escolar todas as manhãs, mas, naquele dia, o motorista apareceu para buscá-la em seu carro particular sob a alegação de que o ônibus estava quebrado. A polícia acredita que o homem tenha levado a menina nesse veículo até o local do crime, no interior do município.
A mochila de Maria Eduarda foi localizada perto do automóvel do suspeito, que acabou abandonado no interior da cidade. Uma blusa da vítima também foi achada ainda na sexta-feira. Conforme as primeiras análises da cena do crime, a adolescente teria tentado escapar correndo, mas não conseguiu e acabou morta. A hipótese inicial é de que foi estrangulada.
Segundo a Polícia Civil, o transporte escolar usado pela adolescente era um serviço oferecido pelo município. O suspeito atuava como motorista de ônibus havia cerca de 20 anos. Ele tinha antecedentes por ameaça e contravenção por conta do porte de uma faca, considerada arma branca. A reportagem de GaúchaZH tenta contato com o prefeito de Catuípe, Joelson Baroni.