
Um funcionário da Taurus Armas, de São Leopoldo, foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (3) tentando furtar uma pistola de dentro da fábrica. A Brigada Militar (BM) foi acionada e conduziu o homem, de 25 anos, para registrar ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento do município.
Segundo o comando da BM na região do Vale do Sinos, a empresa já desconfiava do funcionário. Durante a saída do turno, ao passar pelo detector de metais, foi confirmado que ele portava uma pistola 9 milímetros de uso exclusivo das Forças Armadas.
Agora, a Polícia Civil investiga o motivo pelo qual o homem tentou realizar o furto – se era para revender a arma ou se ele tem ligação com algum grupo criminoso. O nome do funcionário, que responderá por furto de arma de uso restrito, não foi divulgado até o momento.
A Taurus informa que possui normas e um sistema muito rígido de segurança e controle em sua fábrica, com câmeras, detectores de metais e profissionais de segurança treinados, o que impediu a tentativa de roubo nesta manhã.
Não há informação de outros furtos na fábrica neste ano. Em 2016, durante operação contra uma quadrilha de traficantes de armas, um mandado de prisão e de busca foi cumprido dentro da Taurus. Um funcionário foi preso. Ele atuava no local desde 2011 e tinha antecedentes criminais por furto.
Na época, descobriu-se que ele repassava peças por cima dos muros da empresa. Segundo a polícia, o armamento furtado, após ser montado, era encaminhado para traficantes de drogas e para ladrões de veículos. Cinco pessoas foram indiciadas pela polícia.