A 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo realizou uma operação na manhã desta quinta-feira e prendeu uma quadrilha que estava desviando armas de dentro da Taurus no município do Vale do Sinos. Foram cumpridos sete mandados de busca e cinco de prisão preventiva. Um dos envolvidos é funcionário da empresa e parte das armas era revendida pela internet. As informações são do blog Caso de Polícia.
A ação, em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina, ocorreu em cinco cidades: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Taquara e Florianópolis. Durante a investigação, um suspeito já havia sido preso e 11 armas foram apreendidas. O armamento furtado era encaminhado para traficantes de drogas e para ladrões de veículos.
Investigação
A polícia descobriu que algumas das armas desviadas da empresa foram apreendidas em Florianópolis. Na capital catarinense, um homem já havia sido preso em março deste ano com parte deste armamento e foi constatado que ele é irmão do funcionário da Taurus. Através de análise das redes sociais e demais técnicas de investigação, os agentes descobriram o restante da quadrilha responsável pelo desvio.
Funcionário
De acordo com o delegado Heliomar Franco, titular da 1ª DP de São Leopoldo, o funcionário da empresa trabalha desde março de 2011 no local. Ele tem antecedentes criminais por furto. A prisão dele, na manhã de hoje, ocorreu dentro da Taurus. A empresa colaborou com a investigação.
– Costumavam jogar de cinco em cinco armas sobre o muro da empresa. Caíam no pátio perto do muro ou já nas mãos de criminosos que esperavam do outro lado do muro – diz Franco.
Redes sociais
Franco diz que parte das armas ficava com os criminosos e parte era revendida para outros bandidos através de uma página no Facebook. A quadrilha criou uma loja virtual. A polícia vai apurar agora o envolvimento de outras pessoas neste esquema criminoso e também, tentar saber o número de armas desviado. Como a investigação começou em março deste ano, sabe-se que houve pelo menos dois desvios, cada um com cinco revólveres calibre 38.