Na semana em que deve ser assinado o decreto que flexibiliza a posse de armas, a Forjas Taurus anuncia mudança de nome. Em comunicado enviado ao mercado nesse domingo (13), a empresa informou ter alterado a denominação social para Taurus Armas.
No texto, a Taurus diz que a intenção era apenas tirar o "Forjas" por ser uma atividade que a companhia não exerce mais. Ficaria apenas "Taurus", mas a Junta Comercial do Rio Grande do Sul exigiu uma complementação.
"Além disso, a mudança corrobora com a estratégia da empresa em focar no seu principal negócio, a produção e venda de armas, bem como, o desenvolvimento de novos produtos a fim de atender as necessidades do mercado interno e externo, principalmente, Estados Unidos, mas sem esquecer a abertura de novos mercados, tais como: Ásia e África", diz ainda o comunicado.
A Taurus tem registrado forte alta nas ações na bolsa de valores de São Paulo, a B3. Em menos de 10 dias, os papéis preferenciais acumulam alta de 93% e os ordinários, de 76%. Aliás, a fabricante de armas acumulou a maior alta da bolsa brasileira em 2018. As ações ordinárias fecharam o ano com valorização de 180%, segundo o ranking da consultoria Economática.
A elevação se deve à expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro facilite o acesso a armas no país. No entanto, Bolsonaro já sinalizou que pretende flexibilizar a entrada de fabricantes estrangeiros, o que traria concorrência e prejudicaria a Taurus.
A empresa tem sede em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Emprega 1,8 mil pessoas e exporta para 85 países.