A Polícia Civil investiga o que o motivou o assassinato de uma transexual nesta quarta-feira (30), em Tramandaí, no Litoral Norte. Ana Paula da Costa Ribeiro, 53 anos, foi encontrada morta no início da manhã em terreno no bairro São José. A vítima foi atingida por diversos golpes de faca. O crime aconteceu um dia após a data que marca a visibilidade trans no Brasil.
Para o delegado Paulo Perez, de Tramandaí, o crime teria acontecido ainda durante a madrugada. Por volta 8h30min, o corpo foi localizado por pessoas que passavam por um terreno na Rua Militão de Almeida. A área fica atrás de uma lavagem de veículos.
De acordo com o policial, a vítima trabalhava em um bar durante o dia e, à noite, frequentava a Avenida Fernandes Bastos, nas proximidades de onde foi encontrada morta.
— É comum esse local onde ela foi localizada ser usado por quem faz programas naquela região — explica.
Ana Paula foi atingida por diversos golpes de faca. A polícia acredita que ela tenha tentado reagir, já que tinha ferimentos nos braços. A perícia foi finalizada no começo da tarde e o corpo encaminhado para necropsia.
A investigação trata o caso como homicídio. Para o delegado, não há indicativos para que seja configurado latrocínio (roubo com morte). Amigas da vítima relataram que ela não costumava carregar pertences e nem o celular, que teria sido deixado em casa.
— A motivação ainda não sabemos. Acreditamos que possa envolver algum desentendimento. Mas não descartamos outras hipóteses — afirma o delegado.
Os policiais tentam obter imagens de câmeras de segurança das proximidades, que possam auxiliar a identificar quem esteve com a vítima. Amigos e familiares também serão ouvidos pelos investigadores.
— Queremos saber se ela vinha sofrendo algum tipo de ameaças, por exemplo. Por enquanto,não há suspeitos — diz Perez.
Ana Paula, que era natural de Rosário do Sul, tinha familiares no Vale do Sinos e na Fronteira Oeste. Ela não tinha filhos e morava sozinha em Tramandaí, há mais de duas décadas. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da vítima.