A Brigada Militar (BM) levou na manhã desta quarta-feira (30) uma base móvel à Rua Geralda dos Santos Moreira, na Vila dos Sargentos, bairro Serraria, zona sul de Porto Alegre. O veículo da BM foi estacionado junto ao terminal onde um ônibus foi incendiado na noite de segunda-feira (28). Além do posto, com três policiais, viaturas estão circulando pelo bairro.
Apesar do reforço no policiamento, a linha de ônibus 283- Ipanema-Cavalhada segue com o itinerário alterado. Em vez de ir até o final da linha, na Rua Geralda dos Santos Moreira, o coletivo para na Rua Orleans, junto ao 8º Esquadrão de Cavalaria do Exército — cerca de 300 metros distante do ponto final —, e retorna ao Centro.
O comandante do 1º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Mário Augusto Ferreira, afirma que a ideia é manter a base entre 10h e 18h, e as viaturas circulando até que a situação se normalize.
— O policiamento está reforçado e estamos garantindo a segurança da região. A informação que eu recebi é que a empresa já estaria disposta a mudar o local do final da linha — diz o comandante.
Leila Lopes, moradora da Vila dos Sargentos, foi pega de surpresa nesta manhã. Ela tinha que levar ao médico a mãe, que teve uma fratura no fêmur e se locomove com um andador, e aguardava o ônibus no antigo terminal. Ao serem avisadas da mudança, foram caminhando.
— Eu vi a notícia, mas achei que já tinha normalizado. A gente vai ter que caminhar nesse calor, é o jeito — disse a moradora.
GaúchaZH entrou em contato com o Consórcio Viva Sul, responsável pela linha, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. A EPTC confirmou a alteração provisória no itinerário da linha 283 e não soube informar se havia algum pedido formal do consórcio para a alteração do fim da linha.