Dois homens que foram mortos em um tiroteio na Cidade Baixa, na madrugada de sábado (27), eram conhecidos da polícia. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Róger Abreu de Oliveira, 24 anos, e Salmeron Bartz Costa, 28 anos, tiveram envolvimento em pelo menos seis homicídios (veja a lista completa abaixo). Em um dos crimes, ocorrido em agosto de 2015, eles atuaram juntos e foram presos em flagrante na época.
A outra vítima do atentado do sábado, Cassiane Alves Rocha, 21 anos, não tinha antecedentes criminais. Conforme a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação, a jovem foi morta porque estava com o grupo. Ainda segundo a policial, o alvo dos atiradores era Róger Oliveira.
A polícia trabalha com a hipótese do crime ter relação com desavenças ligadas ao tráfico de drogas. Neste domingo, a delegada observou que já há suspeitos identificados, mas por enquanto os nomes deles não serão divulgados para não atrapalhar as investigações.
Nas imagens de câmeras dois dos três autores do assassinato são percebidos: um homem de camisa rosa e um outro homem de preto. Eles se aproximam das vítimas logo após atirarem.
Os agentes da especializada em homicídios buscam outras imagens de câmeras que possam ter flagrado o momento exato em que as vítimas são atingidas. As gravações obtidas até agora mostram inicialmente a correria da multidão, seguida da fuga de algumas pessoas.
Relação de homicídios
Róger Abreu de Oliveira
Agosto de 2015 - Preso em flagrante pela morte de Mateus de Freitas Pinheiro, 21 anos. Além de Róger, também foi detido Salmeron Bartz Costa. O crime ocorreu na Avenida Salgado Filho, próximo da esquina com a Rua Marechal Floriano, no centro de Porto Alegre. Os tiros teriam sido efetuados de dentro de um carro, que saiu em disparada após o crime.
Janeiro de 2018 - Indiciado pela morte de José Andre Rodrigues Junior, 48 anos. O crime aconteceu em um bar na Rua São Luiz, bairro Santana, na Capital.
Salmeron Bartz Costa
Novembro de 2007 - Na época, Salmeron era adolescente quando foi responsável pela morte de Daimon Melo Silva, 14 anos na época. O crime ocorreu na Vila Mato Sampaio, Bom Jesus.
Março de 2008 - Acusado de matar duas pessoas também na Vila Mato Sampaio, Bom Jesus. Umas das vítimas, Rudimar de Souza Gomes, morreu no local e outra pessoa no hospital.
Julho de 2008 - Acusado de matar Carlos Eduardo da Silva Ramos na Bom Jesus. Além dele, outras 15 pessoas foram acusadas.
"Não vamos deixar ocorrer essa aglomeração novamente", diz comandante da BM
A Brigada Militar pretende coibir aglomerações de pessoas na Rua João Alfredo, como a registrada na madrugada de sábado. Segundo o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon, a ideia é antecipar o policiamento na região - antes das pessoas chegarem ali - e contar com o apoio do Batalhão de Choque, caso seja necessário.
— Isso acaba afetando a vida de moradores e até mesmo de quem frequenta o bairro. Não vamos permitir que essa aglomeração ocorra novamente. Vamos colocar policiamento preventivo no local. A intenção é trazer tranquilidade — entende o comandante.