Nos últimos cinco dias, o hospital psiquiátrico da Santa Casa de Rio Grande, no sul do Estado, que atende atualmente 61 pacientes, foi alvo de dois furtos e uma tentativa de arrombamento.
O primeiro caso aconteceu na madrugada de quinta-feira (11), quando os ladrões levaram botijões de gás do local. No domingo (14), também durante a madrugada, foram furtadas uma geladeira recém comprada, uma televisão, cerca de vinte panelas e até as frutas dos pacientes.
A corrente que tranca uma das portas da parte de trás do prédio foi quebrada e, como os pacientes e a equipe de plantão estavam do outro lado do hospital, não ouviram nada. Na madrugada de segunda-feira (15), houve uma nova tentativa de invasão, mas desta vez sem sucesso.
A ação dos assaltantes é favorecida pela localização do complexo, que fica próximo à margem da Lagos dos Patos. Não há guardas, alarme e nem câmeras de monitoramento no hospital. A medida adotada pela direção foi mudar a localização da cozinha para dificultar a ação dos bandidos.
A Polícia vai investigar os casos.