Em mais uma ofensiva contra a presença de uma facção criminosa no interior do Rio Grande do Sul, a Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (31), 41 ordens judiciais em Gramado, na Serra. São 19 mandados de prisão e outros 22 de busca e apreensão — destes, nove mandados são cumpridos dentro de presídios, oito em Canela e um na na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
O principal objetivo da Operação Thanatus ocorreu em meio à série de reportagens O Poder das Facções. Segundo a Polícia Civil, a ação serve para combater o combate aos homicídios ocorridos por conta do tráfico de drogas. Entre os alvos estão presidiários, que teriam ordenado execuções de dentro de casas prisionais.
— Há avanço das facções no interior do Estado e em Gramado não é diferente. Aqui nós tínhamos em média um ou dois homicídios por ano. Esses criminosos estão disputando território e resolvendo desavenças na bala — afirmou o delegado regional Heliomar Franco.
A operação terminou com um total de 18 pessoas detidas.
Segundo Franco, desde o início do ano foram registrados seis assassinatos em Gramado – quatro deles teriam sido cometidos pela facção alvo da operação. No mesmo período de 2017 ocorreu somente um homicídio no município; e durante todo o ano foram dois.
Entre os alvos da ação estão suspeitos de terem ordenado esses crimes e também executado as ordens. São cumpridos mandados em duas casas prisionais.
— Pretendemos atingir toda essa cadeia criminosa, desde as lideranças, que dão as ordens de dentro das prisões, até quem vende nas bocas de fumo — afirma o delegado.
Cerca de 80 policiais civis participam da ação, que conta ainda com o apoio de um helicóptero e de cães farejadores. A operação tenta, conforme o delegado, frear o ingresso em Gramado da facção Os Manos, que tem sede no Vale do Sinos. Os criminosos tentam controlar o tráfico na região.
O grupo é o mesmo alvo da Operação Android, desencadeada na terça-feira (24) em 22 cidades gaúchas e uma catarinense. A ação foi deflagrada em Três Passos após investigação por conta da presença da facção na região noroeste do Estado. Nesta ofensiva, foram presas 49 pessoas por suspeita de ligação com o tráfico de drogas.
Violência aplicada em alguns casos chamou a atenção da polícia de Gramado
Desde o início do ano a investigação vem sendo realizada pela Delegacia de Polícia de Gramado. Neste período, 11 pessoas foram presas. Nove delas terão novos mandados cumpridos nesta terça.
Segundo o delegado Gustavo Barcellos, a violência empregada em alguns homicídios registrado no município despertaram a atenção da polícia.
— Em um dos casos a vítima foi arrancada de dentro de casa e executada com dezenas de tiros no meio da rua — relatou.
O delegado afirmou ainda que não há disputa por pontos já que o tráfico foi dominado pela facção, sob o comando de um preso que está na Pasc:
— Conseguimos chegar ao topo dessa cadeia, que tem um braço aqui em Gramado.
Relembre alguns casos
18 de julho – Um homem, de 27 anos, foi retirado de dentro de casa durante a madrugada e executado a tiros no bairro Altos da Viação Férrea.
3 de abril – Um jovem, de 24 anos, foi morto a tiros em frente à casa onde residia no bairro Moura.
20 de março – Um homem, 31 anos, foi executado a tiros no bairro Três Pinheiros.
4 de março – O crime ocorreu no interior do município, no limite com Canela. O corpo de um homem foi encontrado com marcas de tiros no pescoço e na cabeça. As mãos dele estavam amarradas.
8 de fevereiro – Um homem, de 37 anos, foi morto com mais de 20 tiros na Linha Carazal, no interior do município.
Thanatus
O nome da operação desencadeada nesta terça faz analogia ao desejo de morte. Thanatus é uma figura da mitologia grega que representa a morte.