Criminosos atacaram duas agências bancárias, uma lotérica e um posto de combustíveis no início da tarde desta quinta-feira (5), em Jaquirana, na Serra. Conforme o delegado Anderson Silveira, quatro assaltantes praticaram o crime. Até 15h40min, ninguém havia sido preso.
Os bandidos fugiram em um Tiida vermelho, que foi localizado. Na fuga, os assaltantes levaram dois reféns, libertados em seguida. Durante o ataque, também fizeram cordão humano.
O helicóptero da Brigada Militar (BM) sobrevoa a área próxima ao local do crime. Conforme o coronel Ricardo Fraga Cardoso, comandante da BM na Serra, ninguém ficou ferido na ação.
— Já temos as informações de que eles se deslocaram na região de São Francisco de Paula, Rota do Sol, onde estamos concentrando esforços em busca desse veículo vermelho.
Pablo Castilhos Lopes, que é servidor da prefeitura de Jaquirana, transmitiu ataque a banco ao vivo no Facebook. Ele conta que tinha chegado há pouco para trabalhar quando percebeu o ataque. Segundo Lopes, a ideia da transmissão ao vivo era chamar a atenção da polícia.
— Queria ter gravado até o fim, mas como terminou a bateria não deu. No momento em que fazia o vídeo, o prefeito entrava em contato com a polícia.
Primeiro, ocorreram os ataques aos Banco do Brasil e Banrisul. Depois, arrombaram o posto de combustível e a lotérica, que estavam fechados devido aos assaltos em andamento, e ficam no mesmo prédio.
Este é o terceiro município da Serra atacado neste ano em 2018. Em maio, foram registrados assaltos em Ibiraiaras, próximo a Lagoa Vermelha, e São Valentim do Sul, na região de Bento Gonçalves.
O servidor da prefeitura de Jaquirana, Pablo Castilhos Lopes, presenciou o assalto a uma das agências da cidade, e relatou o que aconteceu:
Na madrugada desta quinta-feira (5), uma quadrilha atacou a agência do Banco do Brasil de Canguçu, no sul do Estado . A quadrilha também provocou um apagão na cidade. Para a Brigada Militar (BM), o desligamento da energia ocorreu antes da ação, para facilitar o crime. Cerca de R$ 70 mil em espécie foram levados.