Agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo prenderam mais quatro integrantes de facção que planejavam resgatar réu durante audiência no Vale do Sinos. O grupo foi detido no próprio município e estava com seis veículos roubados, além de oito tijolos de maconha. A ação ocorreu entre a noite de quarta-feira (21) e a madrugada desta quinta-feira (22).
Os presos são comparsas de outros cinco detidos semana retrasada no bairro Feitoria. Eles planejaram resgatar um apenado da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), com 36 anos e que tem mais de 50 anos de condenações por homicídios, tráfico de drogas e roubos, entre outros. A audiência, sobre um assassinato, foi transferida.
A facção é a mesma responsabilizada pela construção de um túnel para fuga em massa do Presídio Central no ano passado, que comanda um pavilhão no local, que teve líderes transferidos para presídios federais e que tem base no Vale do Sinos.
O responsável pelas investigações, delegado Rodrigo Zucco, ressalta que o objetivo destas ações é combater o crime organizado, incluindo a venda de drogas e o roubo de veículos. Estes traficantes já tiveram apreendidos pela polícia, em operações anteriores, 80 quilos de maconha e outros seis carros, mais munição e armas. Durante três anos de apuração, Zucco diz que sua equipe já prendeu 602 suspeitos.