A Polícia Civil investiga a relação da exploração de jogos de azar no caso da morte do proprietário de um bar na noite de domingo (5) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O homem identificado como Joelci Ilustre de Souza, 52 anos, foi morto a tiros por criminosos por volta das 21h. Os bandidos chegaram ao local em uma Ecosport. Um deles desceu e atirou contra o homem. A vítima tinha antecedentes por tráfico de drogas.
Dentro do bar, os policiais encontraram três máquinas caça-níqueis e cigarros contrabandeados. Conforme o delegado Rogério Berbicz, os agentes só conseguiram chegar ao local após uma hora do crime, tempo suficiente para que alguns objetos fossem retirados do local.
De acordo com o delegado, a exploração de jogos de azar ganha força como uma das hipóteses para o homicídio, já que há registros de facções criminosas que estão explorando a contravenção e, também, retaliando alguns contraventores.
Reportagem de GauchaZH publicada no sábado (2) revelou uma onda de ataques comandados por facções do tráfico de drogas contra exploradores de jogos de azar. São pelo menos 17 casos sob investigação da Polícia Civil que incluem assassinatos, tentativas de homicídio, ameaças, roubos a estabelecimentos comerciais e disparos contra residências. O vale do Sinos é uma das regiões que registra este tipo de crime.
Ainda na noite de domingo, os policiais encontraram a Ecosport queimada em outro bairro do município. Ainda não há informações sobre os suspeitos do crime.