A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou, nesta sexta-feira (15), que começaram nesta semana as obras do novo presídio em Porto Alegre, em área de 5,1 mil metros quadrados anexa ao Presídio Central. Desde segunda-feira (11) estão sendo realizados a terraplenagem e os primeiros serviços básicos da estrutura para esgoto e saneamento.
Também estão sendo feitos serviços estruturais para instalação da rede elétrica e hidráulica. O presídio deve ser erguido no modelo pré-moldado. A previsão é que os primeiros monoblocos cheguem ao local no dia 26 de dezembro, quando se dará início à construção das primeiras celas.
O prédio deve levar oito meses para ser concluído e, depois de pronto, serão necessários mais 10 meses para o início da operação do presídio, segundo a assessoria da SSP.
O serviço está sendo executado pela rede de supermercados Zaffari, por meio de um permuta, assinada no dia 6 de dezembro. Em contrapartida, a empresa recebeu área do governo no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. O valor total da nova cadeia pública, com 416 vagas prisionais, foi orçado em R$ 28 milhões.
A Secretaria de Segurança Pública ainda não definiu que tipo de preso - se provisório ou condenado - deve ser levado para a nova penitenciária. Conforme a assessoria do órgão, isso deve ser acertado com o avançar das obras.