Um homem de 55 anos foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (15), em Veranópolis, após dirigir por 24 horas sem parar.
Motorista de uma carreta, ele transportava chapas de granito que haviam sido carregadas no município de Cachoeiro do Itapemirim (ES). O tacógrafo (dispositivo que grava as atividades do motorista e do veículo) indicou que a viagem havia começado por volta das 9h de terça-feira (14).
Ao ser abordado, o caminhoneiro estava quase chegando ao destino final, que era Nova Prata, a cerca de 20km de Veranópolis.
Foram mais de 1,8 mil quilômetros percorridos até ser abordado pela Polícia Rodoviária Federal, às 9h25min, na Unidade Operacional de Veranópolis.
A legislação trabalhista determina descanso mínimo de 11 horas consecutivas em uma jornada de 24 horas.
Durante a inspeção no interior do veículo, foram encontrados sete comprimidos de anfetamina, conhecida popularmente como “rebite”. A droga é utilizada ilegalmente por motoristas para inibir o sono e prolongar o tempo de direção.
O veículo e a carga foram retidos. O homem, natural de Restinga Seca (RS), foi preso e poderá responder por posse de drogas e infrações relacionadas à jornada de trabalho, conforme a Lei do Caminhoneiro (Lei n.º 13.103/2015).