Em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, desta segunda-feira (23), o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, falou sobre os esforços e a chegada do Batalhão de Operações Especiais (BOE) nesta terça-feira (24) em Gravataí, na Região Metropolitana, após o ataque a tiros que deixou dois mortos e 33 feridos em Gravataí.
Ele salientou que a operação não tem data para encerrar e que será mobilizada não só a Brigada Militar como a Polícia Civil, além de ações com helicópteros e uma plataforma de videomonitoramento. A equipe de inteligência será mobilizada para que examine histórico de criminosos de Gravataí para requerer que líderes de facções sejam encaminhados a presídios federais.
— O que aconteceu é um ponto fora da curva. A população de Gravataí vai se surpreender com o que vamos fazer lá. Vamos dar aos criminosos um recado muito forte — ressaltou.
Reforço nas penitenciárias do RS
Durante a entrevista, Schirmer também anunciou que, ao menos, parte dos aprovados no concurso da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) para agentes penitenciários no Estado serão chamados ainda neste ano. Ele afirmou que nos próximos 15 dias, o governo deve alinhar as últimas providências. Realizado em 2016, o concurso teve 620 vagas para agentes e cem para a área administrativa. A Penitenciária de Canoas é uma das casas que pode receber os contratados.
— Precisamos urgentemente, precisamos abrir em Canoas, o que faltava lá é uma questão de esgoto que já está resolvida. Não adianta encher de presos, sem agentes penitenciários. Vamos chamar ainda neste ano — garantiu. Segundo Schirmer, o número dos convocados aprovados ainda está sendo definido:
— Nesse momento estamos vendo quantos chamar, mas da minha vontade seria o máximo possível.
Vagas no sistema penitenciário
Sobre a situação dos presos que aguardam em delegacias vagas no sistema penitenciário, o secretário reforçou a promessa de que apresentará medidas ainda em outubro.
— Minha declaração é para fim do mês de outubro. Lugar de preso não é em delegacia, muito menos em viatura. Nós vamos ter uma solução. O prazo te obriga a ser mais ágil, então estabeleci esse prazo. Eu quero que este assunto seja resolvido até o fim do mês — declarou.
O secretário citou como uma das alternativas é o parecer para realização de um novo centro de triagem no presídio central em cerca de 20 dias.
Confira, na íntegra, a entrevista de Cezar Schirmer: