Está marcada para as 15h desta segunda-feira (23) uma reunião, na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), entre o secretário Cezar Schirmer, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, e os comandos da Brigada Militar, Polícia Civil e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Do encontro, deve partir uma estratégia para enfrentar a violência no município. Na madrugada de domingo, um ataque a tiros de fuzil, pistolas e espingarda matou dois jovens e deixou 33 feridos em uma festa a céu aberto no bairro Morada do Vale II.
Durante a manhã, o prefeito já se reuniu com seu secretariado e autoridades de segurança local, e saiu do encontro convicto da necessidade de solicitar a presença da Força Nacional no policiamento de Gravataí. Schirmer só se manifestará sobre o assunto após o encontro da tarde.
Em setembro, após um final de semana com nove mortes, o município recebeu reforço de policiais militares e civis. A medida, no entanto, não conseguiu barrar a alta de homicídios. Desde o dia 12 de setembro, pelo menos 22 pessoas foram assassinadas em Gravataí, conforme o levantamento dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora. Em todo o ano, já são pelo menos 143 vítimas.