O governo do Estado determinou a liberação de mais 144 vagas no Complexo da Penitenciária Estadual de Canoas, na Região Metropolitana. A previsão é de que os presos comecem a ocupar a nova galeria aberta a partir da próxima semana. Com isso, subirá para 681 o número de vagas em utilização nas casas prisionais que integram o espaço.
O complexo prisional de Canoas é dividido em quatro prédios, com capacidade total de receber 2,8 mil detentos. A primeira edificação liberada (PECAN I) tem capacidade para abrigar 393 detentos e está em funcionamento desde março de 2016. O módulo já está lotado.
Os outros três prédios (PECAN 2, 3 e 4) têm espaço para receber, cada um, 800 detentos. A PECAN 2 já tem 144 presos em uma das galerias. Com a decisão de abrir nova galeria, o prédio receberá outros 144 detentos.
Ainda assim, mais de 2,1 mil vagas que poderiam ser ocupadas seguem fechadas. O governo estadual alega que ainda não liberou todos espaços por problemas estruturais e falta de agentes penitenciários para atuar no complexo.