Não é qualquer alimento que precisa ser colocado na geladeira para que não estrague. Aliás, algum perdem suas características ao ficar em temperaturas baixas. Por isso, atenção a estes itens que você pode manter nas prateleiras da cozinha.
Cuidados importantes
- O local de armazenamento deve ser arejado, limpo e livre de umidade.
- Não misture alimentos crus e cozidos na mesma prateleira, pois os crus podem contaminar os já preparados.
- Prefira prateleiras abertas em vez de gavetas fechadas para conservação fora da geladeira.
Dica!
Não guarde as cebolas junto das batatas, pois isso estimula que ambas se deteriorem. A cebola pode ser guardada junto com o alho; a batata, ao lado de outros tubérculos, como a mandioca.
Qual embalagem?
- Potes de vidro: têm bom poder de conservação e não causam malefícios à saúde. Para a lavagem diária dos potes de vidro, basta usar detergente e água fria.
- Potes de inox: também são uma boa opção, porém mais cara, e deve-se tomar cuidado para não arranhá-los. Úteis principalmente para manter as folhas mais crocantes.
- Potes de plástico: são mais leves e fáceis de transportar os alimentos, porém muitos acabam absorvendo, por exemplo, o cheiro do que é colocado neles.
- Papel alumínio: recomendado principalmente para levar pratos ao forno. Na conservação, é indicado para proteger os itens durante o transporte, mas é recomendado evitar que o alumínio fique em contato direto com o alimento.
- Papel manteiga: pode ser utilizado para proteger os alimentos do contato com o alumínio, que pode ser transferido para eles. Nesse caso, o papel manteiga é colocado em volta do alimento após o papel alumínio ser utilizado para ajudar na conservação.
Fontes: nutricionistas Aline de Andrade e Simone Bach