*Zero Hora
Com 17 dias de vida, Lucas era amamentado pela mãe, Alice, antes de começar a ser clicado pelas lentes de uma câmera fotográfica enfeitada com uma pequena cegonha de pelúcia. A amamentação antes do ensaio chamado newborn (recém-nascido, em inglês) garante menos estresse ao bebê, que possivelmente irá pegar no sono.
Ainda que poder contar com as imagens que retratam os primeiros dias de vida do bebê seja uma ideia interessante para muitos pais, alguns cuidados são importantes para que a saúde da criança não corra riscos. O pediatra neonatologista Alexandre Holmer Fiore, do Hospital São Lucas da PUCRS, alerta que a escolha do local onde serão feitas as imagens precisa priorizar o conforto.
- O recém-nascido corre menos risco de exposição à contaminação se ficar em casa - indica Fiore.
Muito popular nos Estados Unidos, o ensaio newborn ganhou espaço recentemente entre os brasileiros - em 2012, foi fundada, em São Paulo, a Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos. De acordo com a fotógrafa Ana Meinhardt, que há um ano e meio especializou-se em registrar bebês, quanto mais a criança dormir durante as fotos, melhor para todos.
- Mas, se ele acordar, não pode ter pressa, temos que acompanhar seu ritmo - diz Ana.
A higiene é outro ponto fundamental. A aplicação de álcool gel nas mãos deve ser feita sempre que alguém encostar no bebê, e os objetos utilizados nas fotos devem ser higienizados a cada sessão. O uso de mantas para dar conforto também é recomendado.
- Como o bebê é muito frágil, ele precisa deitar em um lugar que seja macio - ressalta a fotógrafa.
De acordo com Fiore, não há contraindicações por parte da Sociedade Brasileira de Pediatria para a realização do ensaio, mas a sessão precisa ser feita com cautela.
Confira os principais cuidados que pais e fotógrafos devem ter ao fazer as fotos: