Um dos primeiros sintomas da gravidez é a alteração da menstruação. Geralmente, quando a mulher nota esse atraso, imediatamente ela procura se consultar com o ginecologista ou submete ao teste de gravidez.
Histórico de depressão pode aumentar risco de diabetes gestacional, indica estudo
Ministério da Saúde seleciona 28 hospitais para projeto de incentivo ao parto normal
Ecografias mostram fetos fazendo "caretas" quando mães são fumantes
O ciclo menstrual consiste no desenvolvimento e do espessamento da parede interna do útero - o endométrio. Quando a gravidez não acontece, as células endometriais se desprendem da parede uterina provocando o sangramento. A menstruação tende durar entre dois a sete dias.
Leia mais notícias sobre gestação
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a menstruação é interrompida durante a gravidez.
- Isso ocorre porque a parede do útero não descama, caso contrário, aconteceria um abortamento. Vale ressaltar que qualquer sangramento na gravidez é importante comunicar o médico - afirma.
Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar
Após o nascimento do bebê, a mulher irá notar um sangramento que pode durar até 40 dias, mas não é menstruação.
- Esse sangramento ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação - explica a ginecologista.
Depois desse processo, a mulher ainda permanece sem ovular durante meses, ou seja, ela ainda não irá menstruar.
- Isso acontece devido aos hormônios que são produzidos durante o aleitamento materno e bloqueiam a ovulação - diz Erica.
Segundo a ginecologista, o ciclo menstrual tende voltar quando a mãe diminuir a amamentação. A menstruação retorna quando o aleitamento deixar de ser exclusivo e o bebê se alimentar com fórmulas ou alimentos sólidos.
Se a mulher não quiser uma gravidez surpresa logo após a gestação, ela pode iniciar o uso do anticoncepcional.
- O período mais seguro para a mulher não engravidar é no máximo dois meses após o parto. Depois desse período é recomendado que ela inicie algum método contraceptivo - esclarece a ginecologista.
Um dos métodos utilizados para evitar uma gestação na sequência é a pílula anticoncepcional. A mulher deve se consultar com o seu médico para que ele indique uma pílula para pós-parto a base de progesterona. Apesar de essas pílulas conterem doses baixas de hormônios, elas protegem a mulher de uma gravidez indesejada, segundo Erica.
Quando devo me preocupar com sangramentos no pós parto?
É importante que a mulher procure o seu ginecologista se notar alterações como:
- Sangramento intenso
- Apresentar coágulos
- Cheiro ruim
- Febre e calafrios