Estudos mostram que 70% dos distúrbios cardíacos podem ser evitados com uma boa alimentação. Conforme a nutricionista Flávia Morais, o consumo excessivo, tanto de gordura de origem animal quanto de frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados, predispõe ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, a pressão arterial e os riscos de infartos e AVC.
Por isso, a nutricionista recomenda o consumo de sementes como a chia e a linhaça, ricas em ômega 3, que auxiliam na prevenção. Outros alimentos são funcionais e diminuem os riscos de contrair doenças do coração.
Às vésperas do Dia Mundial do Coração, lembrado neste sábado, conheça alimentos que fazem bem à saúde cardíaca:
:: Óleo de peixe - fonte de ômega 3, auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.
:: Suco de uva - fonte de poderosos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol.
:: Cápsulas de óleo de alho - rico em alicina, um antioxidante, o alho impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Além disso, aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial.
:: Cacau - fonte de epicatequinas e catequinas de efeito antioxidante. Reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol.
:: Farinha de banana verde - contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Também dificulta a absorção das gorduras e glicose.
:: Spirulina havaiana - fonte de vitamina K, importante para adequada coagulação sanguínea e para saúde cardiovascular, pois evita o enrijecimento da parede das artérias.
:: Chá verde - é rico em polifenois. Apresenta ação comprovada na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.
:: Óleo de abacate - destaca-se pelo alto teor de ácido oléico e de beta-sitosterol que diminuem as taxas de colesterol prevenindo a aterosclerose, infartos e derrames.