A cancorosa é uma planta medicinal nativa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que também ocorre na Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Com benefícios à saúde, a espécie pode ser utilizada na forma de chá, para consumo ou aplicação sobre a pele.
Conforme o e-book Plantas medicinais de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a cancorosa é uma árvore de pequeno porte, que pode chegar a até cinco metros de altura, do tipo perenifólia – que mantém as folhas verdes durante o ano todo. As espessas cascas de seu tronco e suas folhas podem ser utilizadas para o preparo de chás.
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.
Também conhecida como sombra de touro em algumas regiões, a planta apresenta flores pequenas em tons amarelados e brancos. "Possui potencial ornamental", para decorar calçadas e canteiros urbanos, conforme o e-book da UFSM.
Para que serve a cancorosa
A cancorosa possui propriedades diuréticas e que inibem úlceras gástricas e problemas estomacais. O chá de cancorosa possui ação cicatrizante, depurativa do sangue – que auxilia na limpeza e purificação do organismo –, antidiarreica e adstringente – que diminui a secreção das mucosas.
A bebida também ajuda a tratar resfriados e condições como pólipos nasais – formações carnosas da membrana da mucosa do nariz, que ocasiona congestão e obstrução das vias aéreas. A planta é conhecida por auxiliar no combate avarizes, afecções da pele e tumores.
Vale ressaltar que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como preparar o chá de cancorosa
- Separe cerca de 10 gramas de folhas trituradas (uma colher de sopa)
- Misture as folhas em um xícara com água fervente (infusão)
- Tome de três a quatro xícaras de chá ao dia ou aplique sobre ferimentos na pele.
Outra opção é utilizar as cascas da planta, com ação adstringente em diarreias:
- Separe 10 gramas de cascas
- Realize o cozimento em água fermente (decocção)
- Tome de três a quatro xícaras ao dia
*Produção: Lucas de Oliveira